Armação de Búzios é o nome da cidade, porém é carinhosamente chamada de Búzios, além desses dois nomes, o oficial e o carinhoso, a região também é conhecida como a “Saint-Tropez” brasileira, em comparação à real Saint-Tropez, que fica na França. Isso por guardar em seu histórico, a visita de uma francesa ilustre, à cidade, quando era apenas um vilarejo.
Em 1964 a atriz Brigitte Bardot a mais famosa estrela do cinema francês da época, passou suas férias por lá com seu namorado brasileiro. Búzios ficou famosa, foi exaustivamente noticiada pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, dando impulso definitivo àquele que seria considerado um dos balneários mais charmosos do mundo, passando a ser frequentada, por turistas do mundo inteiro, especialmente por franceses e argentinos.
A visita foi tão importante para cidade, que foi feita uma estátua em sua homenagem e a orla da praia onde a estátua fica tem seu nome, Orla Brigitte.
Com muitos estrangeiros, circulando por lá, a cidade abriga diversas culturas, dando um ar cosmopolita ao lugar.
Búzios localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil, possui 23 praias que se estendem em um pequeno município de 70 km². Mantem durante todo o ano, uma temperatura média de 25° e em julho essa temperatura pode baixar para 19°, já em janeiro pode atingir os 30° celsos.
O acesso a maioria das praias, se dá por vielas estreitas que guardam em seu final uma linda surpresa, veja nas fotos:
Com o clima bem tropical, o período chuvoso se concentra entre Novembro a Março, tendo seu pico em Dezembro, mas a cidade tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro.
Mesmo com chuvas, é nesse período que ocorrem as temperaturas mais quentes do ano, tornando muito agradável a estada na região em qualquer das estações.
Com população de 27 mil habitantes (Censo-IBGE 2010), Búzios fica a 165 Km da Capital do Rio de Janeiro, tendo como atividades econômicas principalmente Turismo, Pesca, Serviços e Agricultura Familiar, devido principalmente ao turismo e a pesca você irá encontrar em muitas praias imagens como essas:
No Centro de Búzios tem a Rua das Pedras, a mais famosa e frequentada da cidade. Se hospedar nas proximidades do centro é uma ótima escolha para viajantes interessados em passeios a pé, ver vitrines, fazer compras, vida noturna, gastronomia e caminhadas pela praia.
A cidade conta com um cinema Gran Cine Bardot - e o nome não poderia ser outro, não é mesmo? – e com um aeroporto Internacional muito próximo da cidade, localizado em Cabo Frio a 30 km.
O local consegue agradar a todos os gostos, com praias de ondas, sem ondas, com água quentinha, água gelada, com infraestrutura, sem infraestrutura, de fácil ou difícil acesso.
As praias que ficam ao sul da península, recebem águas frias que vem do Polo Sul e as que ficam ao Norte recebem águas quentes que chegam da costa do Brasil e do Equador.
Entre as principais praias, destacam-se Armação, Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Marina, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.
Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. No verão o lugar fica pequeno, e andar de carro pela cidade é praticamente impossível, então escolha a hospedagem mais próxima de onde quer ficar mais tempo.
Mas valerá a pena, qualquer contra tempo que enfrentar, para estar nesse lugar.
Como a maiorias das cidades praianas, os frutos do mar são destaque, também em Búzios. A região possui 280 estabelecimentos gastronômicos, desde pequenos estabelecimentos de pescadores até restaurantes de grandes resorts de luxo, também nesse quesito, a cidade agrada todos os gostos.
A variedade de tipo de estabelecimento também é um diferencial, ela possui restaurantes italianos, franceses, orientais, além de outras nacionalidades, tudo isso para agradar os paladares de turistas do mundo todo, que chegam, inclusive, a bordo de cruzeiros que tem como um dos pontos de parada, essa maravilhosa cidade.
No mês de julho, é realizado o Festival Gastronômico de Búzios, onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos (ou alguns criados especialmente para o festival) com preços mais em conta e porções menores, permitindo ao público conhecer várias opções locais.
A equipe do WIGO entrevistou Letícia, uma viajante que recebeu do WIGO a recomendação de visitar a cidade de Búzios:
Equipe do WIGO: Letícia o que você achou de ter ido até Búzios por indicação do WIGO?
Viajante Letícia: Amei! Fomos em 11 pessoas, eu com minha família, marido e 2 filhos, uma amiga e seu filho e mais um casal com 2 filhos e a enteada. Todos gostaram do lugar, uma cidade que agrada todas as idades.
A natureza é o destaque, as praias são limpas, a alimentação fresca e de qualidade, mesmo as vendidas por ambulantes na orla.
Também adorei caminhar pelas ruas centrais, a Rua das Pedras, a galeria Travessa dos Arcos, que fica ao ar livre, elas são bem movimentadas de dia e de noite.
Equipe do WIGO: Letícia em que época foi sua ida até Búzios?
Viajante Letícia: Fomos durante o Réveillon, e deu para perceber uma agitação, em virtude da data. Uma agitação espontânea, organizada e agradável. Um verdadeiro convite à caminhar pelas ruas, praias, por toda a cidade.
Foi bem gostoso ver todos os cantos da cidade lotados de pessoas bonitas, educadas, bronzeadas e com ar de felizes.
Houve uma pequena queima de fogo na Praia da Ferradura onde ficamos e observamos o mesmo pelas praias vizinha. Não existe nenhuma atividade oficialmente programada para a data como, queima fogos, show etc. Mas isso não impediu que a festa ocorresse e a movimentação espontânea tomou conta da noite e entrou madrugada adentro.
Equipe do WIGO: Letícia qual praia você gostou mais e por quê?
Viajante Letícia: A praia da Ferradura, onde ficamos. Porque ela é aconchegante, com águas quentes e tranquilas, parece uma imensa pisciana.
Isso nos deu tranquilidade para deixar as crianças em uma faixa d´água, bem mais, mar adentro do que a de costume.
Equipe do WIGO: O que mais você poderia falar sobre a região, que pode influenciar nossos viajantes a olhar para esse destino turístico como uma boa opção?
Viajante Letícia: Todas as noites são agradáveis, a cidade não dorme, tem uma boa movimentação, você não vai se sentir isolada do mundo, mas continuará tendo a sensação de estar em um vilarejo tranquilo.
A infraestrutura está totalmente preparada para atender a multidão que invade a região nessa época, não houve falta de água ou queda de energia, o sistema de transporte público, funciona muito bem.
A noite vá ao Parque Radical e caminhe pela orla de Armação, há bares, feira de artesanato um passeio muito gostoso, recomendo.
Há muitos estrangeiros por todos os lados, de todas as partes do mundo, dando a oportunidade de conseguimos escutar idiomas variados. Mais um motivo para o lugar se tornar interessante, pois promove uma oportunidade de contatos com outras culturas.
De modo geral as pessoas são bem simples e ao mesmo tempo requintadas, há uma mistura muito boa. Pessoas simpáticas, educadas a maioria cumprimentam-se sejam moradores ou visitantes. Me senti em casa.
Equipe Wigo e nossa viajante, recomendam: Se você é apaixonado por praia, não pode deixar de conhecer Búzios, um charme de cidade, que te espera para conquistar seu coração.
コメント