top of page
Equipe Wigo

Rio de Janeiro - Brasil

Atualizado: 3 de mar. de 2020

Rio de Janeiro, a “musa” inspiradora de escritores, cantores, cineastas, fotógrafos famosos e artistas anônimos. Entre mar e montanhas, com seus morros coloridos, suas praias marcantes e uma população vibrante, a cidade é uma obra de arte natural.


O Rio de Janeiro tem cerca de 6,7 milhões de habitantes e está localizado no Sudeste do Brasil. E considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco e é um dos lugares mais visitados no Brasil.


Descrever os pontos turísticos do Rio ou compartilhar fotos da cidade pode mostrar toda a beleza do lugar, mas nada substitui a emoção de estar lá de corpo e alma, vendo de perto o Cristo Redentor, que te aguarda de braços abertos, para apresentar a cidade, como se apresenta uma obra prima.

Fotos: Éli Sousa


O Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Morro do Corcovado, o Teatro Municipal, a Lapa e a Tijuca, são os pontos turísticos mais conhecido, e eles transmitem a essência da cidade e devem ser explorados em sua estada.


O Rio ainda oferece ao viajante, experiências sensoriais criadas por seus cidadãos, a escadaria colorida, as feiras ao ar livre, os bares frequentados por moradores. Comer uma feijoada, tomando uma caipirinha ou uma cerveja em um ambiente tomado pelos som do samba, ou de bossa nova, é uma grande oportunidade de vivenciar alguns do hábitos e ritmos, típicos do Rio e também do Brasil.

Fotos: Éli Sousa


O Réveillon e o Carnaval são as festas que mais atraem viajantes de todas as partes do mundo, que vêm ao Rio de Janeiro, ou só Rio, ou ainda, "cidade maravilhosa", como é carinhosamente chamada.


Réveillon: A maior festa do Brasil e do Mundo para celebrar a virada do Ano. A festa começou nos anos 70, como uma celebração religiosa. Foi só nos anos 80 que os fogos de artifício foram utilizados na festa, que hoje se transformou na queimas de fogos mais importante do Brasil e em uma das, mais bonitas do mundo.


Foto: Site da Prefeitura | Riotur - Carnaval Sapucaí - Fernando Grilli e Cezar Loureiro


Carnaval: Uma mistura histórica de celebrações de outras culturas, que com o tempo se individualizou e tornou-se a festa carnavalesca referência. Hoje ela é um concurso disputadíssimo, que premia as escolas inscritas. Essa escolas são avaliadas e devem ter excelência em criatividade e em apresentação, atendendo todas as regras do concurso.

Uma festa que promove a arte, a criatividade e a alegria, envolvendo à cidade, por uma semana em um clima de Grande Evento, ocorre sempre em fevereiro ou março. Para os participantes e seus torcedores, A Premiação, tem um clima de premiação de grandes eventos, como um Oscar ou uma Copa do Mundo.

Foto: Site Prefeitura | Riotur - Carnaval Sapucaí - Fernando Grilli e Cezar Loureiro


Se você está em busca de calor, sol e mar e não de grandes eventos, a cidade pode ser visitada a qualquer momento do ano, por manter temperaturas de verão quase o ano todo. O pico do verão ocorre de Dezembro a Março, as temperaturas chegam a 30° graus. Por ser a época mais procurada e necessário se programar para encontrar hospedagem com bons preços e boas localizações.


Quer um clima mais ameno, os meses de Abril e Junho, o Outono brasileiro pode trazer a calmaria necessária para suas férias. Com caminhadas mais agradável já que o clima chega a 20°/25°. O inverno que acontece de Julho a Agosto pode ser visto que mantem temperaturas entre 18° e 16°, são bem vistos por viajantes de países mais frios.

Fotos: Éli Sousa


Curta a primavera e um tempo mais frio e úmido, em Setembro e Novembro, a cidade é tomada por flores, que espalham seus perfumes.


O Rio tem muito a oferecer, além de suas festas majestosas a cidade conta a história do Brasil em suas ruas. Os período menos quentes são muito interessantes para visitar a Biblioteca Nacional e conhecer alguns dos acervos incríveis que ajudam, e muito, a entender a história do Brasil e como ele se tornou a sociedade que é hoje, já que o Rio de Janeiro já foi a capital do país. O Jardim Botânico com sua belas palmeiras imperiais, plantadas no início do século 19 pela família real portuguesa.


Fotos: Éli Sousa


O Rio não é só o clássico, ele também oferece um passeio ao futuro, com muita tecnologia representado pelo O Museu do Amanhã um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da área portuária, no Píer Mauá.


O edifício é uma construção pós-moderna, orgânica e sustentável que, atualmente, se transformou no ícone da identidade local e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Foi inaugurado 2015, com a proposta de ser um museu de artes e ciências, e incentiva mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. A exposição principal é majoritariamente digital e foca em ideias ao invés de objetos. A obra arquitetônica conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetadas para adaptar-se às mudanças das condições ambientais.

fotos: Google Maps - Nilo Sérgio Cavalcante dez/19 e Siting Long set/19


Visite o Rio de braços abertos para o inusitado, e isso dará a oportunidade de vivenciar a cultura, as pessoas e seus costumes de forma diferenciada.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page